segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Natiruts em Recife


Uma boa notícia para quem curte um bom Reggae. A banda Natiruts tem show marcado no recife dia 11 de outubro. Se apresentam ainda no dia o cantor Edson Gomes e o jamaicano Max Romeo. Max será acompanhado pela banda Leões de Israel. Fiquem ligados no Divulga Recife com maiores informações sobre este evento.
LOCAL: CENTRO DE CONVENÇÕES
HORÁRIO: 22:00hs

 INGRESSOS   (1º LOTE)
PISTA: R$30 
FRONT-STAGE: R$40COMPRAR PELA INTERNET

domingo, 25 de setembro de 2011

FESTIVAL DE CELEBRAÇÃO REGGAE

O mais antigo festival de reggae da cidade, anuncia suas atrações para a quinta edição em 2011. Para manter a tradição dos grandes nomes no festival apresentamos uma programação eclética, cheia de nomes consagrados e que passeia pelas mais diversas vertentes do reggae nacional e mundial.
As atrações vão do reggae roots tradicional ate o reggae de levada mais pop passando ainda pela experimentação de fusões do reggae a outros ritmos, como é o caso da Gonzaga dub , grupo que faz versões em ritmo de reggae , ska e dub de clássicos de Luiz Gonzaga, e tem em sua formação músicos da cena pernambucana reconhecidos nacional e internacionalmente como Clayton Barros (Ex-cordel do fogo encantado) e Dirceu melo(da Eta Carinae e Manga rosa).
Tribo de Jah, banda que vive um momento importante em sua carreira. Passando por uma espécie de renascimento e consolidação do nome da banda junto ao publico mais jovem regueiro. A banda tem arrastado multidões nos últimos shows na cidade, e com certeza , não será diferente dia 8.
Cidade Negra é uma banda seminal na cena nacional regueira, surgida no final dos anos 80 na baixada fluminense, trouxe o reggae das favelas cariocas para a classe media , TVs e as rádios nacionais, alcançando grande sucesso e reconhecimento com musicas que estouraram por todo Brasil como “Aonde voce mora “ , “ Querem meu sangue “ , “ Girassol” , entre outras. Depois de um tempo separados , o vocalista Toni Garrido volta a banda, e junto a seus velhos companheiros, farão o recife cantar em coro seus grandes sucessos nessa noite de Celebração.
Julian Marley, um dos filhos do rei Bob que mais se destaca , seja pelo trabalho autoral que tem , seja pela forte semelhança física e vocal com seu pai. Promete um show recheado de clássicos do repertorio do rei do reggae mesclado a musicas de sua autoria. Certeza de muitos momentos onde se fecha os olhos, e se sente na presença do Rei, Bob Marley.
A noite ainda conta com a abertura da Homem do mato e de discotecagem do DJ Hal .
Uma das novidades dessa edição é a mudança de local. O festival deixa o clube português para ser realizado na melhor casa de shows do recife, o Chevrolet Hall, o que garante ao publico todo o conforto e o padrão de qualidade dos serviços que a casa oferece.
Os ingressos, que estão por 25 reais (pista) e 30 reais (frontstage), podem ser comprados por cartão através da Ingresso rápido pela internet, clique aqui!
Nas lojas Renner (em todos os shoppings) e com comissários, alem da bilheteria do clube e através de entregas em domicilio (88353069/96869594).
Lembrando que o camarote estão por 500 reais para 10 pessoas, local ideal para juntar a galera e curtir o festival com conforto!
Para mais informações o telefone é: (81) 3427.7500

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Regueiros Guerreiros - Tribo de Jah


     
Mais um dia se levanta
Na Jamaica brasileira
Mais uma batalha que desperta
A Nação Regueira
Eles descem dos guetos logo cedo
Se concentram nas praças e ruas do centro
Lavando, vigiando carros,
Vendendo jornais,
Construindo prédios, obras,
Cuidando de casas e quintas
São menores, maiores brasileiros
São os dreads verdadeiros do Maranhão
Regueiros Guerreiros
Dreads Verdadeiros
Regueiros Guerreiros
Do Maranhão
Mais um dia se levanta
Na Jamaica brasileira
Mais uma batalha que desperta
A Nação Regueira
Ninguém jamais parou para pensar
Na sua condição de cidadãos com direitos
Lutando em condições desiguais
Lutando contra preconceitos e diferenças sociais
Só que no fim de semana
O Reggae é a lei.
Dançando no Toque, No Pop, no Espaço
Todo regueiro é um rei
Regueiros Guerreiros
Dreads Verdadeiros
Regueiros Guerreiros
Do Maranhão

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Expressão Regueira - Obrigado Irmãos

A planta que brotou da terra deu seus frutos
e a semente regada com o sentimento se expressou
fazendo essa galera tomar um rumo nessa vida
graças à planta que com amor Deus cultibou
Frutificou a humildade
sempre a força de vontade
se liguem em suas músicas
que acabam com a dor
Falando da realidade em suas mensagens
por intermédio da luz do senhor Deus é amor
Agradeço por vocês irmãos
agradeço a Vide que gera união

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

A história do Reggae


O som que saiu de uma pequena ilha do Caribe para dominar o Mundo! "Os piratas me capturaram. Me venderam para navios mercantes", desabafa Bob Marley em seu hino.
Num dos capítulos mais vergonhosos da história mundial, cerca de 400 milhões de Africanos foram arrancados de seu continente para trabalhar como escravos na Europa e nas Américas.
Essa mão de obra barata e qualificada foi de extrema importância para a Jamaica. A ilha recebeu sua primeira leva de escravos em 1509, quinze anos depois de ser descoberta por Cristóvão Colombo - a população indígena nativa tinha sido dizimada em poucos anos. Os novos moradores chegaram trazendo cultura e cânticos próprios.
Do cruzamento de sua música com as tradicionais canções piratas nasceu a primeira identidade musical da Jamaica O MENTO.
Um corte brutal para os anos 50.
A Jamaica escuta mento associado ao calipso e às steel drums de Trinidad; a turma mais jovem prefere escutar rhythm´n´blues americano, captado por rádios de alta potência. Os clubes populares por sua vez, promovem bailes com big bands nativas - em que se destacam o trombonista Dom drummond, e o guitarrista Enerst Ranglin - trazendoum repertório com muito Duke Ellington, Glen Miller e outros sultões do swing.
Neste cenário marcado pela diversidade musical fermentam as mudanças que sacudiram a Jamaica, a primeira delas ocorreu na metade dos anos 50, patrícios mais espertos trocam as bandas pela música mecânica. Nome de dois deles : Clement Coxsone e Dodd Duke Reid, donos dos primeiros sound systems(uma espécie de discoteca ambulante). O repertório de suas festas é regado pelos melhores sons do rhythm´n´blues dos EUA. Quem tem os discos mais raros ganha a preferência do povão. Houve muito branquinho(leia-se Chis Blackwell, futuro patrão de Bob Marley) ganhando um bom dinheiro com viagens aos Estados Unidos à cata de vinis raros de cantores americanos. Um caso parecido com o que acontece hoje no Maranhão(capital nacional do reggae) que tem seu mercado marcado pelas radiolas.
Duke Reid e Dodd tornam-se donos de estúdios na Jamaica, no caso de Dodd ele funda o Studio One, celeiro dos maiores artistas de reggae de todos os tempos.
Pelo Studio One passaram Bob Marley & The Wailers, Burning Spear, Dennis Bronw e até os gordinhos do Inner Circle
A partir dessas mudanças no estilo de musica local, surgiu um ritimo chamado SKA que nada mais é do que uma pajelança dos estilos musicais que embalavam a Jamaica.
O Ska ainda produz um novo tipo de consumidor: os rude boys, delinqüentes saídos do interior da Jamaica para virem morar em TrenchTown, a favela de lata.
O sacolejo envolvente do Ska impulsionava vários novos artistas, em 1962 Jimmy Cliff, então com 14 anos, emplacaseu primeiro hit.
O novo ritimo ainda nem havia esquentado o salão quando surge o Rock Steady, que adiciona a batida rock ao tchaca tchaca do Ska. De curta duração, porém um brilho intenso revela ao mundo os talentos Desmond Dekker e Millie Small, entre outros - o reinado do rock steady marca o último suspiro de genialidade dos estúdios de Duke Reid.
A música Jamaicana dá sua grande e definitiva virada no final dos anos 60, o pai da criança é um tal Lee Perry, um chapeleiro doido saído dos domínios de Coxsone Dodd. Lee desacelera a batida do ska e emprega um bando de músicos locais, desconhecidos e doidos para se enfurnar em um estúdio.
E caso você goste de lendas, eis a melhor delas para justificar o nascimento do Reggae: houve na Jamaica um verão escaldante e, com pena do povo que se desidratava ao dançar, os músicos decidiram aliviar e tocar o ska mais devagarinho. Nascia assim uma música que iria ganhar o mundo: O Reggae!



Reggae